top of page
  • Galileo Kids

Luz, cores e sombras: o encantamento de Laura!

“Entre luz e sombra, cores e formas deu-se lugar ao encantamento. 


Laura se achega curiosa. A princípio apenas observa. Logo as cores começam a se movimentar, sombras e luzes na parede, no teto. Ela inicia sua pesquisa. Olhar atento, de longe mão na luz... mão se move na parede! São sombras! Se aproxima e agora... luz na mão. Eis uma descoberta: "Tia, eu peguei todas as cores", diz ela, vendo refletidas as diversas cores da lupa projetadas sobre suas mãos. Fica encantada!” (Narrativa da Professora Erica Alessandra).


A intenção dessa proposta é questionar, investigar, experimentar e brincar! Trocar conhecimento e observar para tentar criar hipóteses, e mais do que respostas, esse projeto provoca mais perguntas.


O trabalho com luz e sombras contempla três dimensões perceptivas: a visibilidade, a imagem estética e a sensação da passagem do tempo. A luz também nos remete as emoções: a euforia, o medo, indiferença, encantamento, etc.


É possível trabalhar com a variação dos tipos de sombras dependendo da fonte de luz, da disposição dos objetos e das características do ambiente: cores quentes e frias, composições diferentes de acordo com a fonte de luz, geometrias e texturas de acordo com que o ambiente e os objetos sugerem.


As crianças se mostram muito felizes nessas explorações! Tem a oportunidade de conferir, brincar, criar e aprender sobre algumas relações entre luz e sombra.


Por:  Luciana Moura Zangaro – Diretora na Galileo Kids, escola especializada em Educação Infantil e Érica Alessandra J. Ferreira – Professora na Galileo Kids 

bottom of page