PROPOSTA PEDAGÓGICA

INSPIRAÇÕES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

 

Nossa proposta pedagógica tem como referenciais teóricos autores como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon, dentre outros que valorizam o lúdico e a construção do conhecimento por meio da interação da criança com o meio, e que compreendem o professor como mediador dessa aprendizagem. Dialogamos constantemente com o intuíto de investigar as práticas realizadas na educação e compartilhar saberes a respeito das estratégias utilizadas nas mais diversas linguagens e como sustentá-las nas situações reais vividas em contexto escolar. Para isso nos inspiramos em grandes autores como: Loris Malaguzzi, Paulo Freire, Carla Rinaldi, Yves de La Taille, Manuel de Barros, Rubem Alves, Vera Vecchi, Emmi Pikler.


A Galileo Kids desenvolve uma metodologia ativa, por meio da qual as crianças tem oportunidade de criar, experimentar, pensar e agir. Essa metodologia busca em jogos, brincadeiras e projetos suporte para que a criança adquira conhecimentos, desenvolva autonomia, forme conceitos, estabeleça relações, busque a solução de problemas, socialize-se e, sobretudo, desenvolva o pensamento crítico, a imaginação, a curiosidade e a vontade investigativa.


Nesse sentido o material pedagógico não é um fim em si mesmo, ele vem somar na metodologia, complementar os projetos e experiências lúdicas que são a base da prática pedagógica da Galileo Kids.

VIVÊNCIAS COTIDIANAS

Ênfase no desenvolvimento infantil: respeitamos o tempo da criança, por isso, trabalhamos com muitos jogos simbólicos, brincadeiras, músicas, histórias, faz de conta, tudo que a criança precisa para se desenvolver de forma saudável.

 

A brincadeira como principal recurso de aprendizagem: a brincadeira é promotora do desenvolvimento e aprendizagem infantil, assim as práticas pedagógicas da Galileo Kids tem como eixo norteador a ludicidade (que envolve o brincar, o cuidar e o afeto). Inúmeras pesquisas mostram que a brincadeira promove o desenvolvimento e compreender, estimular e praticar a mesma, entendendo sua função na aprendizagem da criança é um grande diferencial.

 

Projetos Pedagógicos como abordagem didática: a organização da aprendizagem em projeto possibilita a criança pensar, criticar, pesquisar, criar, duvidar, argumentar, inventar, fantasiar e aprender de forma significativa.

Materiais Pedagógicos Criativos: a Galileo Kids possui um grande acervo de materiais pedagógicos que promovem a aprendizagem de modo eficaz na criança.

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

A relação com a família: entendemos que a participação da família no desenvolvimento da criança é fundamental e não queremos a sua participação somente em dias de eventos e festividade. Estaremos sempre abertos e dispostos a acolher a família de nossos alunos, no sentido de estabelecermos uma real parceria, visto que nesta fase de desenvolvimento a criança exige o comprometimento de ambos (escola e família) para um trabalho de qualidade, o que oferecemos. É nosso objetivo e propósito que a família faça parte de nosso dia-a-dia, sempre que possível, acompanhando seus filhos dentro da escola.