• Galileo Kids

Educação Infantil e o Desenvolvimento da Autonomia


Acolhemos na Educação Infantil as vivências e conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família, articulamos com as propostas pedagógicas e ampliamos o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças nas brincadeiras e tarefas cotidianas. 


Caminhamos juntos – família e escola – especialmente quando se trata da educação dos bem pequenos, pois sabemos que dois contextos tão próximos (casa e escola) compartilham também responsabilidades como a socialização, a comunicação e a autonomia. E no cotidiano da infância, focamos em potenciais para o desenvolvimento integral das crianças.


Tarefas como cuidar de  sua alimentação,  higienizar as hortaliças e preparar a própria salada do almoço são brincadeiras que estimulam a autonomia e também fortalecem os tão sonhados hábitos saudáveis que toda família estimula. Preparar a salada da escola semanalmente os torna protagonistas do preparo dessa refeição. 


Nas interações delas, é possível identificar, por exemplo, expressão de emoções de autoconfiança, perseverança e satisfação. Desempenham assim papel ativo nas tarefas diárias e são convidados a vivenciar desafios que possibilitam o crescimento e o sentimento de poder resolver problemas cotidianos. 


Crianças são sempre inaugurais e o simples é o que desperta mais curiosidade. Basta acolher com sensibilidade os seus interesses e vontades para tornar uma brincadeira, como a de preparar a comidinha, uma aprendizagem para a sua vida!


Por Renata de Paula Simioni. 

Coordenadora na Galileo Kids Unidade Fênix (crianças de 3 a 5 anos)