• Galileo Kids

Desenho de Observação na Educação Infantil


Desenhar contribui para o desenvolvimento da linguagem e para construção do pensamento. O desenho é a primeira expressão gráfica do ser humano. Na representação de observação, a mão é uma extensão dos olhos, o olhar faz o vai e volta entre a folha branca e o objeto a ser desenho e oportuniza a criança a representar o mundo que a cerca.


"Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade. Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia. "Quando a criança veste uma roupa da mãe, admite-se que ela esteja procurando entender o papel da mulher", explica Maria Lúcia Batezat, especialista em Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). "No desenho, ocorre a mesma

coisa. A diferença é que ela não usa o corpo, mas a visualidade e a motricidade." Esse processo caracteriza o desenhar como um jogo simbólico.


Assim, oferecer sempre flores, objetos variados para observação e desenho, com diferentes suportes e riscadores ampliam o desenvolvimento dessa linguagem gráfica das crianças.


Texto adaptado por 

Luciana Moura - Diretora na Galileo Kids