• Galileo Kids

Natureza e Criança: encantamento e curiosidade na Educação Infantil


O trabalho com a Natureza tem muito para acrescentar na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças, o próprio contato com ela, em pequenos gestos, ensina um modo mais inteiro e harmonioso de crescer, se conhecer e conviver. Os laços mais estreitos com a Natureza nos ensinam que fazemos parte dela, colaboram para construção e ampliação de nossa consciência pessoal, planetária e ecológica.


Afinal, como as crianças podem aprender a cuidar sem ter do que cuidar?


Como valorizar a vida se vivem cada vez mais afastadas dos seres vivos?


Essas questões provocam inquietações e despertam para a necessidade de realizar experiências que permitam o contato da criança com a natureza e seus seres. Não basta falar sobre as plantas, pintar árvores, escutar histórias e ver nos livros o que é necessário para preservar o meio ambiente. É preciso aprender com as mãos e o corpo inteiro, em contato com a água, o sol e a chuva, as folhas, bichos e a terra, colocando nosso aparato corporal completo para sentir, perceber e apreender os sentidos da Natureza.


O contato com a natureza durante a primeira infância traz o sentimento de veneração e respeito originado pelo maravilhamento e encantamento. Sábio Manoel de Barros nos diz que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.


Por Luciana Moura - Diretora na Galileo Kids, escola especializada em Educação Infantil