top of page
  • Galileo Kids

Educação Infantil: diversão e arte!!!


Para Loris Malaguzzi, as cem linguagens da criança são formas que ela tem para se comunicar e viver o que não pode colocar em palavras. Assim, música, artes visuais, expressões do corpo e dramatização expressam sentimentos e emoções.


Numa jornada que parte em direção ao reconhecimento de si, do outro e do universo, todo corpo da criança está mobilizado para sentir, movimentar, imaginar, criar e expressar. Todo o corpo é uma grande e complexa antena para o mundo, e todas as linguagens transmitem o que a criança pensa, sente e cria.


Um corpo holístico que percebe e se expressa gráfica, musical e simbolicamente.


O uso de diferentes linguagens, assim como da colagem, da pintura e do desenho possibilita as crianças explorar a vida, procurar sentidos e lidar com as expressões de desejos, certezas, investigações, invenções, hipóteses, ajustes e reajustes. Geram comunicação consigo mesmas, com as coisas e com os outros.


A forma como se apresentam esses materiais potencializa a vontade de estar com ele, se concentrar e mergulhar nas suas possibilidades de uso e criação. Os materiais organizados podem provocar por si só uma experiência estética que irá ter continuidade e envolver as crianças em suas produções.


Ao interagir com os materiais, as crianças têm múltiplas possibilidades de comunicar seus pensamentos e sentimentos.


Por Luciana Moura - Diretora na Galileo Kids

bottom of page