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A Importância do Brincar na Educação Infantil


A infância não pode ser concebida sem jogos e brincadeiras, principais atividades dessa importante etapa. Os jogos e as brincadeiras estimulam habilidades e educam de forma prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento da criança e para uma aprendizagem significativa e contextualizada.


Trabalhar com o lúdico na escola é valorizar os interesses da criança sem perder de vista o objetivo educacional a que a escola se propõe, pois é no ato de brincar que a criança se apropria da realidade, atribuindo-lhe significado. E mais, brincar estimula a crítica, a criatividade e a socialização. Quando a criança brinca, ela desenvolve os domínios cognitivo, afetivo e motor. Ela aprende a conviver em grupo, a respeitar regras, a aceitar o outro e as suas próprias limitações.


Nesse sentido, os jogos e as brincadeiras são importantes manifestações de sociabilidade e é por meio deles que uma determinada sociedade ou grupo de pessoas se integra, exprime suas tradições e revela o caráter lúdico presente no ser humano.


A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica contribui para o desenvolvimento da criança, pois potencializa a aprendizagem, ajuda no desenvolvimento pessoal e sociocultural, colabora para a boa saúde mental, desenvolve a imaginação e a criatividade, facilita o processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento, desenvolve a atenção e concentração.


Os atos de explorar, perguntar, refletir sobre situações cotidianas estão intimamente ligados à brincadeira. É por meio dela que a criança inicia seu conhecimento sobre a realidade concreta e se desenvolve socialmente. Nesses atos, as crianças trocam objetos, informações e convivem com suas diferenças. Assim, por meio das brincadeiras e, consequentemente, das relações sociais estabelecidas nela que a criança desenvolve a linguagem, sua imaginação, apropria-se de conhecimentos e, ainda, iniciam um longo processo de construção da autonomia.


As brincadeiras e jogos são elementos indispensáveis para que haja uma aprendizagem significativa com divertimento, que proporcione prazer no ato de aprender.


Enfim, uma metodologia de ensino baseada nos conhecimentos científicos e na ludicidade cria ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.


Texto Adaptado por Luciana Moura 

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