• Galileo Kids

EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Espaço da Curiosidade

O que torna as crianças pesquisadoras?

O espaço da escola é uma comunidade do conhecimento, em que mente e sensibilidade são compartilhadas. Um lugar para aprender em conjunto sobre o mundo real, e sobre os “mundos possíveis da imaginação”... é  isso que temos que oferecer às crianças, um espaço com muitas possibilidades de exploração, investigação, experimentação e aprendizagens significativas.


Na Galileo Kids acreditamos que uma aprendizagem significativa na Primeira Infância requer vivências, experiências concretas, onde a  criança possa descobrir, criar e pensar sobre o mundo. Que provoque a curiosidade pela novidade e pelo desconhecido.


Todos os dias a pesquisa e a alegria da descoberta são alimentados porque as crianças nascem curiosas. Essa curiosidade é uma força que impulsiona o desenvolvimento infantil. Piaget definiu a curiosidade como a necessidade de explicar o inesperado e procurar preencher informações que faltam. Para ele as crianças são pequenos cientistas!


Através desse temperamento curioso que a criança se aproxima dos elementos da natureza e da cultura. Participa das experiências de forma genuína e intensa, buscando o novo, aquilo que ainda não conhece.


A curiosidade e as oportunidades de exploração e pesquisa tornam-se grandes alimentos da aprendizagem, assim, vivências e brincadeiras livres criam espaços para novas descobertas, para investigações e questionamentos.


A escola de Infância é  um espaço das descobertas, das interações, do brincar. Um lugar de experiências lúdicas e um espaço de aprendizagem... um lugar para respeitar o “tempo da infância”, o tempo da experiência!


Por Luciana Moura - Diretora na Galileo Kids