• Galileo Kids

Crianças Potentes

As crianças são o nosso passado, presente e futuro, como uma manifestação genuína da vida, e a razão mais profunda para conservar e melhorar a vida comum em nosso planeta.


São expressões de um mundo complexo e inesgotável, de energias, potencialidades, surpresas e também de fragilidades, que vão sendo conhecidas, observadas e acompanhadas com cuidado, estudo, responsabilidade e atenção. São portadores de especiais e inalienáveis direitos, codificados internacionalmente, dos quais a escola é primeiramente chamada a respeitar.


As crianças são dotadas de potencialidades extraordinárias de aprendizado e de mudanças, de múltiplos recursos afetivos, relacionais, sensoriais, intelectuais, que se explicitam numa troca incessante com o contexto cultural e social.


Encontrar com suas competências e desenvolvê-las significa brincar, movimentar-se, manipular, curiosar, perguntar, aprender a refletir sobre as experiências por meio da exploração, da observação e do confronto entre a propriedade, quantidade, características, fatos; significa escutar e compreender narrações e discursos, contar e evocar ações e experiências e traduzi-las em traços pessoais e compartilhadas; ser capaz de descrever, representar e imaginar, “repetir”, por simulações e jogos de papel, situações e eventos com linguagens diversas. A criança, como ser humano, possui cem linguagens.


Texto adaptado por Luciana Moura Diretora na Galileo Kids