• Galileo Kids

A importância da Rotina para a segurança e desenvolvimento de autonomia


A rotina ajuda a dar segurança na infância, diante de um mundo desconhecido e cheio de novidades. A repetição das atividades diárias, resulta em conforto para os pequenos, que sabem o que esperar na sequência de uma ação.


Em casa, organizar a rotina de um bebê ou criança é uma construção que vai estar dentro do estilo de vida da família e da rotina já existente para os pais. Não existe uma regra geral e nem sempre o que funciona para uma família se aplica para outra.  As refeições e o sono vão dar a base para a rotina.  Procure ter também um tempo exclusivo de atenção para seu filho, sem ser a hora de banho ou janta, por exemplo. Um tempo para brincar e estar junto! Isso vai refletir de forma positiva na rotina da criança.


Na escola de Educação Infantil a rotina ajuda no desenvolvimento da autonomia das crianças, nesse ambiente a criança sente estabilidade, segurança e assim, maior facilidade para desenvolver sua organização espacial, temporal, sensorial e emocional como um todo.


Como seres individuais e inventivos, o tempo e o espaço para que o desenvolvimento infantil aconteça devem incluir o respeito às características de cada criança, à sua voz, às suas contribuições e seu espírito criativo. Esse conjunto de momentos do cotidiano, organizados e articulados com flexibilidade de acordo com cada turma, forma a Rotina da Educação Infantil.


Por Luciana Moura - Diretora na Galileo Kids, escola especializada em Educação Infantil